10 dicas simples para descobrir se um carro já foi batido


10. Documentação
Caso o veículo tenha sofrido uma grande colisão e tenha passado por reparos estruturais é possível que haja a remarcação do chassi. E essa mudança no carro batido é descrito no documento e identificado como Sinistro ou REM, que significa chassi remarcado.

9. Pintura
Se você for principiante no assunto e não sabe como identificar carro batido, a dica é avaliar a pintura em um local iluminado. Com bastante atenção você poderá identificar diferenças nos tons das cores. Procure em pontos estratégicos, como por exemplo, próximo aos para-choques.

8. Massa plástica
Caso desconfie de algum ponto no carro com pintura alterada, você também pode dar pequenas “pancadinhas” na região para descobrir se fazem barulho diferente do restante do carro. Em caso positivo, pode significar o uso de massa plástica para corrigir algum amassado, resquício de um carro batido.

7. Simetria
Para saber se é um carro batido e que não passou pelos devidos reparos, você pode observar se as portas estão todas alinhadas, desde a do capô, as laterais e a do porta-malas. Elas devem manter o mesmo “espaço” em todo contorno do carro. Assim você poderá observar se estão empenadas.

6. Pequenos danos
É muito comum ver especialistas em compra e venda de carros seminovos ou usados passando a mão pela lataria na tentativa de observar pequenas ondulações. Isso porque o famoso martelinho de ouro pode não ter sido 100% eficiente e denunciar um ponto de batida na lataria do veículo. Você também pode fazer esse procedimento.

5. Ferrugem nas soldas
As soldas das montadoras dificilmente enferrujam, mesmo com o tempo. Mas, caso o veículo tenha sofrido uma colisão frontal e teve a necessidade de unir o painel com o paralama, por exemplo, ferrugem nas soldas podem denunciá-lo. Procure por grandes diferenças nas juntas e observe se foram refeitas.

4. Formato oval
É o que identifica fortes colisões traseiras. Os profissionais em reparos conseguem, com destreza, reparar carro batido no porta-malas, sem deixar muitos vestígios. Porém, se o step do carro ficar neste local, retire o tapete e observe se a estrutura em que ele se encontra está perfeita e não oval. Além disso, os remendos e soldas também podem ajudar a identificar.

3. Faróis e lanternas
Repare se esses itens estão todos iguais e, dependendo de quanto usado for o carro, se ele não está demasiadamente novo. Em alguns casos, quando o carro sobre uma batida, os donos costumam trocar apenas aquele farol ou lanterna que foi danificado. É notável a diferença entre o equipamento novo e usado.

2. Vistoria cautelar
Caso você esteja realmente interessado na compra daquele veículo e ainda tem as suas dúvidas pode negociar junto ao vendedor uma vistoria cautelar. Empresas especializadas no ramo chegam a cobrar um valor a partir de R$ 150,00 para avaliar os principais itens e descobrir se o mesmo é um carro batido.

1. Consultas Onlines
O próprio site do Detran permite que seja realizado uma consulta da situação do veículo a partir do CPF do proprietário e código Renavan do veículo. Sites particulares (cobrança média de R$ 50,00) realizam essa consulta em parceria com os principais órgãos públicos relacionados ao trânsito, como por exemplo o Car Check.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Primeira