Precisando Limpar o Banco do seu carro? Confira essas dicas para Tecido ou Couro

Além da limpeza rotineira com aspiradores e paninhos para tirar o pó, limpar o banco do carro também exige alguns cuidados especiais para cada tipo de banco, nível de sujidade e manchas que eventualmente possam vir a ter. Independente de qual seja o seu banco, uma dica é ter sempre toalhinhas umedecidas no carro, pois estas podem salvar seu estofado de manchas permanentes.


Segue uma lista com o passo a passo para manter o banco do carro, seja ele de tecido ou couro, sempre como novos, confira:

Limpar bancos de carro: tecido

Os bancos de tecido, seguindo cuidados regulares, são fáceis de manter impecáveis. Porém, partindo do princípio que nunca foram limpos antes, vamos às dicas práticas.

1. Assim como fazemos a limpeza dentro de casa, limpar o banco do carro não é muito diferente. Começamos pela sujeira mais visível e de fácil remoção, como poeira, terra, farelos, pelos, entre outros. Com o auxílio de um aspirador, remova a sujidade desde as partes centrais do banco, até às partes menos alcançáveis, onde se encontra o maior acúmulo de sujeira, como no vão entre o assento e o encosto, nas laterais onde o banco se encaixa e também nas costuras.

2. Feito o primeiro passo, separe um pano em microfibra (para não soltar fiapos), uma escovinha apropriada para tecidos (cerdas muito rígidas podem desfiar o banco), água e sabão neutro para começar a limpeza efetiva. Controlando sempre a quantidade de água, se o banco estiver livre de manchas, passe apenas um pano levemente úmido para a remoção da poeira. Caso esteja com sujeira impregnada ou manchas, a recomendação é utilizar a escovinha para esfregar estas áreas com sabão neutro e água, passando um pano em seguida para remover excessos de produto. Hoje em dia existem também diversos produtos voltados especificamente para a limpeza de bancos em tecido, como a espuma seca, que pode facilitar muito na hora de limpar o banco do carro. Porém, caso não queira optar por eles, fique apenas com o sabão neutro ou o detergente para lavar roupas, em pequenas quantidades.

3. Feita a limpeza, abra todas as portas do carro e deixe ventilar por pelo menos meia hora.

Dicas para remoção de manchas

Substâncias oleosas: para remoção de qualquer substância oleosa, como óleos e graxa, a regra é a mesma. Enxugue a área para remover o excesso e, em seguida, limpe com sabão neutro.

Chocolate: a fim de evitar o aparecimento de insetos, a remoção deve ser rápida. Primeiro, endureça o chocolate com o auxílio de uma pedra de gelo. Após isso, pode optar entre duas opções: remover o chocolate endurecido com uma espátula ou aplicar sobre a área um pano ou algodão embebido em vinagre, esfregando bem. Finalize com um pano umedecido em água e sabão neutro.

Caneta: riscou com caneta esferográfica? Não se preocupe. Álcool, acetona ou vinagre branco aplicados em pequena quantidade sobre a mancha podem resolver.

Lama: se estiver seca, esfreque com uma escovinha sem molhar. Assim, quando o excesso de for removido, molhe a escovinha e volte a limpar.

Limpar bancos de carro: couro

Apesar de requererem mais cuidados, os bancos de couro são mais fáceis de limpar. Mantenha uma rotina de limpeza para que eles pareçam sempre novos. Aspire-os todas as semanas e hidrate-os de seis em seis meses.

1. Assim como o primeiro passo para limpar o banco do carro em estofados de tecido, remova a sujeira mais superficial com o auxílio de um aspirador. Foque-se nas costuras, laterais e na união do assento com o encosto, pois estas costumam acumular mais sujeira.

2. Feito isso, com o auxílio de um pano de microfibra umedecido apenas com água, passe por toda a extensão do banco, a fim de remover as manchas e sujeiras mais fáceis. Passe um pano seco logo em seguida.

Se o banco estiver bastante sujo, fuja dos produtos de limpeza doméstica e opte pelos produtos desenvolvidos para este propósito, aplicando-os com auxílio de uma camurça ou com uma escovinha de cerdas macias. Outra alternativa funcional, mas menos eficaz, é o sabão neutro. Retire o excesso com um pano de microfibra.

3. Em seguida, hidratar o couro é uma das partes mais importantes. Para isso, pode-se utilizar de um condicionador específico para bancos de couro ou mesmo optar por um hidratante corporal à base de leite. Aplique com as mãos e deixe agir por cerca de 10 minutos, retirando o excesso com um pano de microfibra a seguir. Abra as portas do veículo e deixe secar por meia hora.

Remoção de manchas

Ao contrários dos bancos em tecido, o couro exige muito mais precauções na hora de remover manchas. Apesar de serem mais fáceis de limpar, o uso de alguns produtos podem agredir o couro e mudar a coloração dos mesmos. Nestes casos, opte sempre por limpadores comercializados especialmente para couros. Outra dica é usar um pano umedecido em água morna para abrir os poros do couro antes de aplicar algum produto para remover manchas e sujeiras mais profundas.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »